domingo, 20 de setembro de 2009

Miopia Ambiental tem Cura?

Consumo, bens não duráveis, moda, conforto, até quando nosso planeta suportará esta prática humana? Não venha me falar de aquecimento global, falta de água, combustíveis fósseis, problemas que aparentemente estão ou no fundo do mar, nos incêndios florestais ou no outro lado do hemisfério.
Estou cansado de ouvir o discurso pífio da problemática ambiental , discurso na esfera global que não é eficiente pois não mostra ao indivíduo a efetiva atividade poluidora que ele exerce em seu habitat. Lê-se hábitat como casa.
Que tal exercer sua cidadania, fazer a sua parte, separar o seu lixo, evitar a sujeira nas vias públicas dar bom exemplo as crianças cobrar das autoridades de sua cidade uma política ambiental eficiente, mudar hábitos arcaicos do desperdício e sensibilizar-se com a questão ambiental.
O Primeiro passo: O homem é ao mesmo tempo criatura e criador do meio ambiente, que lhe dá sustento físico e lhe oferece a oportunidade de desenvolver-se intelectual, moral, social e espiritualmente. A longa e difícil evolução da raça humana no planeta levou-a a um estágio em que, com o rápido progresso da Ciência e da Tecnologia, conquistou o poder de transformar de inúmeras maneiras e em escala sem precedentes o meio ambiente. Natural ou criado pelo homem, é o meio ambiente essencial para o bem-estar e para gozo dos direitos humanos fundamentais, até mesmo o direito à própria vida (declaração de Estocolmo junho de 1972).
Segundo passo: A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida pelos nomes ECO-92, Rio 92, Cúpula ou Cimeira da terra, foi realizada do dia 3 ao dia 14 de junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, seu objetivo principal já em 1992 era buscar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da terra; foi de grande importância para a consolidação do conceito de desenvolvimento sustentável e para a conscientização a respeito das agressões ao meio ambiente há muito realizadas, bem como para reconhecimento de que os maiores causadores dos danos ao meio ambiente eram e são os países desenvolvidos, com um caráter mais político e com participação de 175 países o mundo parece abraçar a questão ambiental.
Outros passos:
1) Kyoto (1997) - Cúpula do Clima e Aquecimento Global;2) Olinda (1999) - Convenção da Desertificação;3) Haia (2000) - Cúpula do Clima e Aquecimento Global;4) Bonn (2001) - Cúpula do Clima e Aquecimento Global; e 5) Johannesburgo (2002) - Rio + 10.
Todos os passos acima necessitam da sua sensibilização, foram todos produzidos para garantir o futuro das gerações, para minimizar os efeitos gerados por passageiros no ciclo de Gaia, a garantia das futuras gerações não pode esperar mais, o ambiente não se reconstrói na velocidade que nós nos reproduzimos então nossa miopia pode começar a melhorar não só pela lente ‘divergente’, mas de ver todas as espécies e respeitá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário