quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A miopia ambiental será curada.

Exemplo no coração do Pará
A cerca de 460 km de Belém, no coração do Pará, estado onde mais ocorre desmatamento na Amazônia, uma família de madeireiros migrou, em 1998, da exploração convencional da madeira para um modelo planejado e de baixo impacto para a floresta. Hoje, os proprietários da fazenda Cikel, em Paragominas, são os maiores produtores de madeira certificada da América do Sul. O produto com o selo verde é uma exigência do mercado internacional. Paragominas, que já foi o principal polo madeireiro do país, está hoje em decadência. Enquanto isso, os donos da Cikel têm 140 mil hectares de floresta certificada e pretendem certificar a propriedade toda: 340 mil hectares - O Globo, 22/9, O País, p.10.

Dia Mundial Sem Carro: SP não amplia oferta de transporte
São Paulo participa hoje pela terceira vez do Dia Mundial Sem Carro, mas sem oferecer condições ideais para que as pessoas optem por deixar o carro em casa e, no lugar, possam caminhar, andar de bicicletas e, principalmente, usar o transporte público. E por isso a adesão ao evento não deve ser expressiva. Como não foi aumentada a quantidade de ônibus e trens, o transporte público só conseguiria absorver 16% dos usuários de automóveis nos horários de pico, se toda a frota circulante de 3,5 milhões parasse. A SPTrans, a CPTM e o Metrô não montaram nenhuma programação especial para a data e vão circular com a mesma frota. A prefeitura do Rio, por exemplo, colocou cerca de mil ônibus a mais nas ruas - OESP, 22/9, Metrópole, p.C8.

2 comentários:

  1. Bom seria se toda a população se concientizasse e diminuisse a emissão de gases poluentes, não só isso como também tomar atitudes de seres inteligentes protegendo o planeta da devastação ambiental, consequentemente protegendo-se da própria extinção..
    Saudades das suas aulas .. =)

    ResponderExcluir