terça-feira, 1 de setembro de 2009

INDIGNAÇÃO...LÁ PODE SER CULTURA

O vídeo abaixo é produto chinês e por incrível que pareça não é pirataria, boicote a China.
Caso você veja ou saiba de maus-tratos cometidos contra qualquer tipo de animal, não pense duas vezes: vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar boletim de ocorrência ou, se preferir, compareça ao Fórum para orientar-se com o Promotor de Justiça (Promotoria de Justiça do Meio-Ambiente). A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). É importante levar com você uma cópia do número da Lei (no caso, a 9.605/98) e do Art. 32 porque, em geral, as autoridades policiais nem tem conhecimento dessa lei. Leve também o Art. 319 do Código Penal, caso a autoridade se recuse a abrir o Boletim de Ocorrência. Afinal de contas estamos no Brasil, e se os próprios cidadãos deste País sofrem com o descaso de muitas autoridades, imagine os animais! Eis o texto da Lei:"Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa. Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."
Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:
· abandono;
· manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
· deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
· envenenamento;
· agressão física, covarde e exagerada;
· mutilação;
· utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
· não procurar um veterinário se o animal estiver doente;
Isto serve para os animais domésticos mais comuns como cães, gatos e pássaros, também cavalos usados em trabalho de tração (aquelas carroças muito comuns nas ruas de grandes cidades), além de animais criados e domesticados em sítios, chácaras e fazendas. Animais silvestres estão inclusos nessa Lei, possuindo também Leis e Portarias próprias criadas pelo IBAMA. Assim que o Policial ou Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cabe cumprir a instauração de inquérito policial. Se ele se negar a fazê-lo, sob qualquer motivo, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação e negligência, previsto no Art. 319 do Código Penal que diz: "È crime retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa da lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal." Exija falar com o Delegado responsável, que tem o dever de lhe atender e de fazer cumprir a Lei. Faça valer seus direitos e o daqueles que não podem falar e sofrem em silêncio!
Se o crime for contra Animais Silvestres (que são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais), além de serem normalmente protegidos pela Lei 9.605/98 descrita acima, ainda podem ser denunciados à Polícia Florestal (onde houver) e ao IBAMA no "Linha Verde", Tel.: 0800-618080 (ligação gratuita). Lembrando que Animais Silvestres possuem Leis e Portarias específicas previstas na Constituição e no Código Penal. O acesso a Internet,
http://www.renctas.org.br/ serve para fazer a denúncia através do e-mail: renctas@renctas.org.br.
Dica importante: Você sabia que as Associações de Bairro representam uma força associativa que pode provocar as autoridades na tomada de atitudes concretas em prol da comunidade? Com o advento da Lei 7.347 de 24/07/1985, essas associações, qualificadas como entidades de função pública, podem ingressar até mesmo com mandados de segurança. A Fauna é considerada como um patrimônio público. Portanto, se o seu bairro estiver organizado em uma Associação, procure-a e peça que alguém o acompanhe até a delegacia ou ao fórum mais próximo.
IBAMA (Linha Verde) 0800-618080
http://www.renctas.org.br/
http://www.sosfauna.org/
http://www.ibama.gov.br/

domingo, 30 de agosto de 2009

Deu medo...H1N1

Susto, medo, preocupação, ou simplesmente uma medida preventiva, mas que deixou a população mundial mais que preocupada, causou um sentimento de desamparo pelas autoridades sanitárias.
Qual a verdade sobre isso tudo? Será que alguém tem uma resposta confiável? Quantas hipóteses sobre H1N1 ouvimos em 15 dias? Você também se sentiu sozinho neste período?
Desde a visualização dos microorganismos por Leuwunhoek(1632-1723), a população humana tem preocupação com estes seres vivos microscópicos que podem acabar com milhares de vidas num período muito curto de tempo. Sabemos que assim como a reprodução é importante para a espécie, a morte tem um papel fundamental na seleção dos genes aptos e consequentemente eliminação dos menos aptos.
É difícil aceitar o fato de perder uma pessoa próxima pela ação de um microorganismo. Como explicar para um leigo que o sistema imune de seu parente querido perdeu a batalha, pois suas imunoglobulinas não foram suficientes. Ou tentar esclarecer que em horas os alvéolos pulmonares se colabam pela ação viral, a hematose não ocorrerá mais, seu sangue não será mais oxigenado , seu cérebro perderá células sensíveis e será impossível ganhar a guerra contra um ser tão minúsculo e aparentemente invisível – um vírus.
Historicamente nossa espécie esta cada vez mais amadurecendo o sistema imunológico, e em contrapartida os vírus também estão a passos largos se aprimorando. É certo que esta batalha sempre ocorrerá a não ser que um dos dois lados, ou humanos, ou vírus sejam totalmente eliminados do planeta. Infelizmente é assustador mas o número, a variabilidade e a habilidade viral é muito mais diversa que a humana e portanto já estamos perdendo esta batalha.
Segue abaixo um infográfico evolutivo sobre o vírus que originou a gripe espanhola e sua linhagem manteve-se, as mutações ocorreram, e o vírus obviamente evolui paralelamente a espécie humana.

Descartar a hipótese de uma pandemia com uma letalidade alta é ignorar a evolução de uma espécie, mas a espécie aqui é o vírus, como você quer se manter vivo e se reproduzir pode ter certeza que ele também, é um fato simples todo ser vivo tem a habilidade de preservar seus genes e transmiti-lo as gerações futuras.
Porém nossa espécie é aprimorada, passou e passa por milhares de microorganismos, desenvolvemos medicamentos, vacinas, laboratórios, hospitais, diversas formas de mantermos nossos genes intactos mesmos os que não merecem pois instalamos a SELEÇÃO ARTIFICIAL em nossa população. Você que vivera provavelmente uns setenta ou oitenta anos entrará em contato com uns 5o vírus da gripe e desenvolverá para cada vírus um tipo de gripe.
Então qual o desespero? Um mais letal ? E a seleção natural? Que medidas devemos tomar? Hoje qualquer pessoa que tosse ou espirra a seu lado sofre um certo preconceito por este ato, uma simples resposta de nosso sistema respiratório a uma irritação tornou-se mais uma forma de afastar as relações humanas que já eram bastante restritas.
A lógica parece simples pelas autoridades, mantenha-se afastado, isole-se não tenha relações sociais, que o vírus desaparece. Acima você viu no infográfico que o vírus não desaparece, o que mais amedronta e apavora, são as informações midiáticas, o tumulto, a briga pelos meios de comunicação para exaltar o número de vítimas, casos confirmados, os próprios médicos e enfermeiros estão morrendo, estes fatos satisfazem a vida jornalística e atraem cada vez mais o telespectador a esperar o próximo boletim hospitalar.
Não esqueça, seus antepassados lutaram muito e passaram por muitos microrganismos e muita seleção natural para lhe dar estes genes maravilhosos, e lógico que podemos preservá-los com medidas simples, como lavar as mãos com água e sabão, manter uma alimentação saudável, ingerir constante líquido, a praticar esportes constantemente, levar uma vida sem excessos previne e auxilia na luta contra qualquer microorganismo que ouse invadir e se multiplicar na maior e mais completa máquina que o planeta Terra já hospedou, o fantástico corpo humano, a sociabilidade humana e a capacidade de organizar-se e rapidamente para lutar pelo bem comum tornou-nos aptos nos últimos dez mil anos, devemos sim nos prevenirmos mas não esquecer que NOSSO ORGANISMO NÃO APRENDEU A VIVER ISOLADO.